Sobre

O Jacuhy, tanto este blog quanto a página, divulga notícias, informações, pesquisas e curiosidades sobre a história, cultura e geografia de Cunha (SP). Não se restringindo apenas a esses assuntos nem mesmo a esse território somente.

Este blog foi criado para facilitar a leitura e o acesso aos textos da página, para aqueles desejam ler o que posto e que por incompetência minha, não consigo fazer com parcimônia e síntese. Sou de Humanas, desculpe…


Inicialmente começou com uma página no Facebook, sendo criada em 2016 com o nome “História de Cunha”, objetivando divulgar a história local e colaborar com os historiadores municipais, a saber, o professor João José de O. Veloso e o professor Victor Amato dos Santos, na empreitada cívica de retificar o dia de fundação de Cunha, que vinha sendo comemorada, ano após ano, em uma data equivocada e sem relevância histórica. Após o êxito da empreitada, com retificação sendo reconhecida de maneira oficial pela Municipalidade, passou Cunha a comemorar o dia 19 de março de 1.724 como sua data de fundação. Resultado das pesquisas e levantamentos históricos feitos pelo professor João Veloso, após décadas de estudo sério sobre o assunto.


Encerrado esse processo, passou a página a divulgar pesquisas e curiosidades históricas, culturais e geográficas sobre o município, porém não se restringindo à escala territorial local apenas. Como a temática da página era mais ampla que a divulgação de fatos históricos, surgiu o Jacuhy (assim mesmo com “h”, sem aquele estranho acento agudo, como era na grafia de antigamente). Jacuhy é o principal rio totalmente cunhense, abastece a cidade e tem muitos afluentes. É toponímia tupi, alusão à ave silvestre e característica da Mata Atlântica chamada Jacu, caça predileta dos povos originários que habitaram nossos rincões, e que já foi usada como alcunha para os caipiras tempos atrás, por ser ave do mato, do sertão. Com esse nome foi batizado o primeiro jornal que circulou em Cunha, lá por meados século XIX, um marco civilizatório. Em sesmaria do século XVII, a primeira que foi doada em terras cunhenses, o único termo geográfico que apareceu foi Jacuhy (Mirim). Enfim, esse termo tem história para contar!


A página e o blog existem para homenagear, engrandecer e divulgar Cunha, que está a caminho de celebrar o seu Tricentenário. Portanto, o Jacuhy é bairrista, caipira, sertanejo, provinciano, vale-paraibano, paulista etc. Cunha sempre será assunto e pauta das postagens e não esperem imparcialidade quanto ao tratamento do meu lugar no mundo. Enveredo, às vezes, por outros temas e paragens, à moda dos tropeiros, mas sei bem onde é o meu pouso, onde amarrar o meu burro. É sina: meu umbigo foi enterrado em algum grotão dessas serras que nos cercam.